Eduardo José Nunes Ribeiro é músico, baterista, compositor e professor . Quatro entre suas colaborações foram ganhadoras de Grammys Awards, o maior prêmio da indústria fonográfica mundial:
Toca bateria desde os 6 anos de idade e desde então vem trabalhando com os mais diversos estilos musicais, tem 8 discos lançados como líder ou co/líder e diversas contribuições como baterista de vários artistas.
É natural de Florianópolis onde começou sua carreira professional e seus estudos musicais.
Obteve graduação em Música Popular pela Unicamp em 1996 e Lato Sensu em Educação para Ensino Superior pela UNIP em 2013.
Desde 1997 vive em São Paulo onde fixou sua vida profissional e trabalhou com os mais diversos músicos.
Entre 1998 e 2005 trabalhou com Yamandú Costa com quem gravou três CDs e dois DVDs.
De 1999 até os dias atuais trabalha com Chico Pinheiro com quem gravou quatro CDs, participou de diversos projetos nacionais e internacionais.
Formou em 2004 ao lado de Fabio Torres e Paulo Paulelli o Trio Corrente com quem gravou quatro CDs e tem larga carreira internacional, incluindo parcerias com músicos como Mônica Salmaso, Leny Andrade, Leila Pinheiro, Stacey Kent , New York Voices , Mike Stern. entre outros.
Também trabalhou como baterista com Hamilton de Holanda, João Bosco, Ivan Lins, Maria Schneider, Brad Melhdau, Joyce, Anthony Wilson, Randy Brecker, Eliane Elias entre outros.
Em 2009 ao lado de Lea Freire , Teco Cardoso , Tiago Costa e Fernando de Marco formou o quinteto Vento em Madeira com quem gravou dois Cds: Vento em Madeira e Brasiliana. Este Grupo foi indicado em duas categorias no Prêmio da Música Brasileira em 2014: Melhor Disco e Revelação.
Edu é professor de bateria, percussão e prática de conjunto na Faculade Santa Marcelina desde 2006 e Coordenador da área de Música Popular na EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo ) desde 2014.
Ministra oficinas e workshops no Brasil e exterior em festivais e Universidades. Dentre estes trabalhos destacam-se : California Brazil Camp (2006, 2007); Residencias de uma semana na Jullliard School of Music em Nova York nos anos de 2012 e 2013; Civebra (Festival De Verão de Brasilia) 2009; Oficina de Música de Curitiba 2010 e 2011 e Festival de Música de Londrina 2016.
Em 2016 fez uma série de master classes pela East Coast nos EUA passando por New England Schol (Boston) , UMass (University of Massachusetts) , Uconn (University of Conecticut) e Five Towns College (Long Island NY); uma série de Masterclasses com o Grupo Vento em Madeira para a Royal Welsh College of Music no Reino Unido e ministrou dois workshops na Africa do Sul no National Youth Jazz Festival.